INFORME-SE

CUIDE
DA SUA
SAÚDE

Fique por dentro de tudo que está acontecendo na área da saúde.

Exercícios na terceira-idade aumentam expectativa de vida.

Três horas de atividade física por semana é o ideal para obter benefício

Uma pesquisa publicada na edição de junho do British Journal of Sports Medicine comprovou que iniciar a atividade física na terceira-idade pode aumentar em até 5 anos a expectativa de vida do idoso. Os resultados foram encontrados por cientistas da Universidade de Oslo, na Noruega. 

Durante os anos de 1972-1973, a equipe recrutou 14.846 homens saudáveis nascidos entre 1923 e 1932, e acompanhou estes homens até 2012. A partir do ano 2000, apenas 5.738 homens estavam vivos e/ou disponíveis para o seguimento do estudo. O grupo tinha uma idade média de 73 anos e foi acompanhado durante os dois anos seguintes.

A primeira conclusão do estudo é que é que os idosos que praticavam ao menos três horas de atividades físicas por semana viveram cerca de cinco anos a mais do que o grupo que não praticava qualquer tipo de exercício. Assim, fazer de meia hora de exercícios seis dias por semana está ligado a uma redução de 40% no risco de morte em idosos.

Além disso, os pesquisadores descobriram que praticar menos de uma hora de exercício leve por semana não causa um real impacto na expectativa da vida. Dessa maneira, eles consideram importante que as autoridades invistam em campanhas contra o sedentarismo na terceira-idade, para encorajar os idosos a praticarem mais exercícios ou então começarem uma atividade.

TEXTO EXTRAIDO SITE http://www.minhavida.com.br - PUBLICADO EM 18/05/2015